Receba atualizações por email



Whatsapp
Mais

Turismo / Viagens 8 de fevereiro de 2018

Os 6 restaurantes mais antigos do Brasil

Você conhece os restaurantes mais antigos do Brasil? São verdadeiros “vovôs” da gastronomia e tradição brasileira…

Como o antigo ditado diz:

“Panela velha é que faz comida boa!”

Ah, o século 19…

O Brasil ainda era um Império, o Rio de Janeiro ainda era a capital e carros ainda não andavam pelas ruas das cidades. Nessa época, porém, todos esses seis restaurantes já estavam em pleno funcionamento e, até hoje, resistem graças à qualidade, popularidade ou tradição. Saiba um pouquinho mais sobre os restaurantes mais antigos do Brasil:

 

Leite, Recife (PE), 1882

O restaurante mais antigo do país, com 134 anos, é tão tradicional que mantém seu cardápio praticamente igual desde a sua abertura. Além dos pratos, o estabelecimento proporciona uma atmosfera aristocrática, com bandejas de pratas e uma seleção de vinhos do século retrasado. Atenção para o bacalhau à Amadeu Dias e, para encerrar, a rabanada.

Praça Joaquim Nabuco, 147 – Santo Antônio

Telefone: (81) 3224-7977

Café Lamas, Rio de Janeiro 1874

Fundado em 1874, o restaurante diz servir o melhor filet mignon da Cidade Maravilhosa – um título e tanto para carregar. Tamanha responsabilidade só poderia ser originária de uma forte tradição: o lugar costumava ser frequentado por intelectuais e artistas da época. Nesses mais de 140 anos, seu endereço nem sempre foi o mesmo e, em 1974, com 100 anos de serviço, a casa mudou-se para a Rua Marquês de Abrantes.

Rua Marquês de Abrantes, 18 – Flamengo

Telefone: (21) 2556-0799

Carlino Ristorante, São Paulo 1881

Com um cardápio italiano (bem servido!), o restaurante mais antigo de São Paulo foi fundado por um ítalo originário da região da Toscana, em 1881. Ao longo de sua história, a casa teve recaídas – é quase impossível permanecer aberto por 135 anos interruptos – e fechou em 2002. Quando renasceu, três anos mais tarde, voltou a servir seus icônicos pratos, como o cabrito com polenta. Também mudou de endereço algumas vezes – originalmente localizava-se no Largo do Paiçandu, mas hoje situa-se na Rua Epitácio Pessoa.

Rua Epitácio Pessoa, 85 – Vila Buarque

Telefone: (11) 3258-5055

Rio Minho, Rio de Janeiro 1884

Uma cidade litorânea como o Rio de Janeiro, só poderia ter um restaurante que serve frutos do mar como um dos seus mais antigos/clássicos. Inclusive, a casa é tão histórica que fica dentro de um prédio tombado pelo Patrimônio Histórico e na famosa Rua do Ouvidor – conhecida por ser a mais importante da capital fluminense, no século retrasado. As estrelas do lugar são a sopa Leão Veloso e o misto grelhado.

Rua do Ouvidor, 10 – Centro

Telefone: (21) 2509-2338

Antigos
Vamos conhecer o Rio?
Nós ajudamos com nossas opções!
Clique aqui

 

Bar Luiz, Rio de Janeiro (RJ), 1887

Na época de sua fundação, a moda era ir a cafés com mesas dispostas nas calçadas, nos moldes parisienses. Com a intenção de ir contra a maré, o Bar Luiz (na época, atendia pelo nome de Zum Schlauch) foi fundado para ser um local onde as pessoas de todas as classes podiam apreciar cerveja de forma mais simples, em um balcão. Considerado a primeira cervejaria do Rio, serve bons chopes até hoje.

Rua da Carioca, 39 – Centro

Telefone: (21) 2262-6900

 

Gambrinus, Porto Alegre (RS), 1889

Fundado no ano em que a República foi instaurada, o restaurante é o mais antigo de Porto Alegre. Nos seus 127 anos de funcionamento, acompanhou a história da cidade e se especializou em servir comida portuguesa, com destaque para os frutos do mar, sendo o bacalhau à Gomes de Sá seu prato mais pedido. Apesar de se situar dentro do Mercado Público de Porto Alegre, também tem uma entrada pela Praça XV.

Galeria Mercado Público – Centro Histórico

Telefone: (51) 3226-6914

A tradição deve ser mantida, claro, acompanhando a qualidade dos serviços! É isso que faz destes restaurantes verdadeiros patrimônios do Brasil! Não à toa, os mais antigos do Brasil!

Gostou de algum dos destinos? Quer mais informações sobre ou possui dúvidas sobre viagem? Envie-nos uma mensagem:

[contact-form-7 id=”5016″ title=”Captação Matérias”]

Agradecemos por acessar nosso o Blog e desejamos uma excelente quinta-feira à todos!

Fonte: Viagem e Turismo

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!