É ainda na escola que aprendemos desde muito cedo, perante o mapa mundo, que a Antártida é o continente que mais se distancia de todos os outros e que, mesmo sendo um dos maiores em nível de território, é também um dos que regista menor população. Quase completamente coberto por enormes glaciares, trata-se do mais meridional dos continentes e é por norma dado como totalmente desabitado.
Uma vez que é excepcionalmente remoto, este território gelado no polo sul do Planeta não é fácil de alcançar. A viagem demora bastante tempo e constitui por si só uma aventura. É possível visitar o continente a partir de navio ou avião e viver nestas planícies geladas uma aventura.
Por tudo isto, viajar para o continente mais remoto do mundo pode parecer assustador. Ainda assim, todos os anos centenas de pessoas continuam a viajar para a Antártida. Ao longo dos próximos parágrafos compilamos alguma da pesquisa sobre esta viagem tão demorada e complicada. Tentaremos esclarecer de uma vez por todas qual a melhor forma para se alcançar a Antártida.
Como chegar à Antártida
Quais são os principais pontos de entrada para a Antártida? Foi esta a pergunta que procuramos responder em primeiro lugar. Felizmente, não tardamos a encontrar boas referências que não só nos mostraram os caminhos possíveis, mas a popularidade dos mesmos. Estima-se que 98% dos visitantes que chegam à Antártida façam a sua viagem através da ponta da América do Sul. A razão para esta esmagadora popularidade não é difícil de perceber, uma vez que se trata da mais rápida e acessível rota para o continente.
Mas agora surge então outra questão: chegando à ponta do extremo sul da América do Sul, que transporte escolher para viajar para a Antártida? Esta é uma pergunta pertinente já que tem ao seu dispor a opção de viajar de cruzeiro ou de avião, reunindo cada uma delas uma série de vantagens. Tradicionalmente, o cruzeiro era a única forma de chegar à Antártida e continua a ser a rota mais comum. No entanto, agora também é possível fazer a viagem através de um curto voo de 2 horas.
Com base nesta informação, e partindo do pressuposto que quer viajar até à Antártida, o primeiro passo a dar seria averiguar voos para a América do Sul. Já de seguida apontamos quais as cidades sul americanas a partir do qual poderá viajar para o continente glacial. Algo que dependerá sempre se quer ir de cruzeiro ou de avião.