Turismo / Viagens 30 de abril de 2018
Considerada a maior caverna do mundo, ela foi descoberta somente em 1991, por um fazendeiro que habitava a região. Sua extensão é de 140 quilômetros e, em certo trecho, ela possui espaço suficiente para abrigar um edifício de 40 andares. Em seu interior, existem espécies vegetais e animais que só são encontradas ali.
Encantadora, porém hostil: não existe definição mais apropriada para esta curiosa formação localizada no norte do México. Como a umidade relativa do ar no lugar é de 100%, respirar sem o auxílio de equipamentos poderia provocar tonturas, desmaios e outras sequelas ao organismo. Seus cristais de selenita são considerados os maiores do planeta e estão encravados a mais de 300 metros abaixo do solo. As partes que ficam acima da superfície possuem até 11 metros de altura e 4 metros de diâmetro.
Esta impressionante caverna fica localizada em uma das regiões mais inóspitas da Terra, o extremo leste da Rússia. Sua formação é decorrente da liberação de calor e gases do vulcão Mutnovsky, cuja última erupção foi registrada há 16 anos.
De todas as cavernas que você viu até agora, somente nas Batu é permitida a circulação de visitantes. Trata-se de um conjunto de inúmeras cavernas, sendo que na principal delas, conhecida como Catedral, fica uma imponente estátua do deus hindu Murugan, a qual atrai inúmeros visitantes todos os anos. Rica em calcário, a formação abriga pedras com mais de 400 milhões de anos de idade geológica.
Na região do Vale do Ribeira, no sul do estado de São Paulo, fica a Caverna do Diabo, uma formação com mais de 500 milhões de anos que possui 8 quilômetros de extensão — mas apenas 500 metros abertos à visitação. Seu nome se deve ao fato de os desenhos das rochas formarem uma face que supostamente seria do diabo.
No estado do Arizona, durante milhares de anos, a ação dos ventos e da água esculpiu uma verdadeira obra de arte no relevo. Assim como o Grand Canyon, esse é um dos lugares mais visitados do estado norte-americano.
Na terrinha, mais especificamente na região do Algarve, fica uma das mais incríveis grutas existentes na Terra. Acessível apenas através da água, ela é uma das muitas formações à beira-mar localizadas nessa região do país.
Ao norte da Tailândia, fica uma belíssima caverna por onde flui o curso do rio Nam Lang. Em seu interior, inúmeras estalactites e estalagmites compõem um visual de tirar o fôlego, e diversas aves do oceano Pacífico, que se adaptaram à vida nas cavernas, passam ali boa parte de suas vidas.
Esta caverna está situada na geleira Vatnajokull, a maior da Europa, e sua formação decorre do derretimento da água congelada. Caminhar em seu interior exige muita cautela e preparo, afinal, a qualquer momento, as formações de gelo podem rachar e se quebrar.
Desejamos uma excelente segunda-feira à todos! Ótimo começo de semana, amigos!
Boa viagem 🙂
Fonte: Mega Curioso