Turismo / Viagens 18 de setembro de 2015
No caminho entre Oslo e Flåm
O aeroporto fica bem distante do centro da cidade (aproximadamente 50 km), e um táxi cobra em torno de 1000 NOK até o centro. O ideal é pegar o trem, cuja passagem custa aproximadamente 90 NOK. Chegando na estação central, é possível ir de táxi ou shuttle (trazudindo: serviço de transporte) para o seu hotel.
Opera House
Destaque na Opera House : A interessante escultura em vidro que fica na água (foto acima) ⇑
O Grito, na Galeria Nacional de Oslo (foto acima) ⇑
Galeria Nacional. Ela é compacta, com belíssimos quadros e pode ser vista com calma em 1 hora ou menos, dependendo do interesse de cada um. O local de maior movimento é em frente ao quadro “O Grito” de Edvard Munch.
Vigeland Sculpture Park (foto acima) ⇑
Vigeland Sculpture Park. Além de amplo, possui maravilhosos jardins e esculturas incríveis. Num dia de sol dá para passar um dia inteiro por lá, fazendo um lanche em frente às belas esculturas do local.
Castelo de Akershus (foto acima) ⇑
Outras atrações que valem a pena serem visitadas: (I) o Viking Ship Museum, (II) a fortaleza de Akershus, (III) o Munch Museum e (IV) a prefeitura. Normalmente, com 2 noites na cidade já é possível ver as principais atrações.
Como as condições climáticas são imprevisíveis, o ideal é deixar o roteiro aberto, para decidir na hora se o melhor é um passeio a céu aberto, ou em um local fechado.
Uma boa opção para conhecer a cidade é comprando o Oslo Pass, que custa a partir de 290 NOK para o período de 24 horas. Nele estão incluídas as entradas para diversas atrações, o uso do transporte público, alguns tours a pé, além de descontos em city tours, aluguel de bicicletas, etc.
DICA DO SR SIAPE :
Rica Holmenkollen Park Hotel (foto acima) ⇑
Rica Holmenkollen Park Hotel, ao lado de uma impressionante pista de ski artificial. O local é bonito, com quartos amplos e confortáveis. As diárias são a partir de 1.000 NOK. No restaurante do hotel você encontra menu degustação com 6 pratos por 895 NOK e pratos principais por 300 NOK. A comida é boa, mas não excelente. Um táxi do hotel até o centro fica em 400 NOK, mas tem uma estação de metrô que fica a 10 minutos de caminhada, sendo que de lá até o centro são 20 minutos.
Se o seu objetivo for passear pela cidade, cogite um hotel no centro. Mas se o deslocamento não te incomoda, o Holmenkollen sem dúvida é uma opção interessantíssima.
De Oslo pela Central Station pegue o trem para Flåm.
Estação em Myrdal
A passagem custa a partir de 500 NOK, e oferece um moderno trem no primeiro trecho até Myrdal (mais ou menos 5 horas de viagem), e um trem histórico na segunda parte até Flåm (em torno de 1 hora e meia).
No próprio trem é possível almoçar e as paisagens são exuberantes.
Flåm é uma cidade charmosa, pequena e encantadora. Quem quiser se hospedar lá tem os hotéis Flåmsbrygga e Fretheim como boas opções. Ambos oferecem diárias a partir de 1500 NOK. Dentro do hotel Flåmsbrygga está o restaurante Flåmstova que serve comida local e cobra cerca de 180/250 NOK por prato principal, ou então buffet em torno de 300 NOK. Já o hotel Fretheim possui menu a la carte com pratos principais por volta de 200-300 NOK.
Principais atrações para quem quiser se aventurar na região: (I) Flåmsbana, o trem histórico que faz o trajeto até Myrdal, o (II) passeio pelo Nærøyfjord, (III) trilha até Stegastein, uma plataforma com mais de 600m de altura, que proporciona uma vista deslumbrante da região e a (IV) Igreja Borgund Stave, no estilo viking, construída em 1180.
Caso você não queira pernoitar em Flåm, é interessante emendar a chegada com um passeio pelos “fiordes”, e se hospedar um pouco mais à frente.
Fiordes” são uma grande entrada de mar entre altas montanhas rochosas. Mas, acreditem, palavras, fotos ou comentários não conseguem retratar com exatidão a grandiosidade e beleza do local. O Nærøyfjord em Flåm pode ser conhecido através de um passeio normal, em um grande barco, ou por meio do Fjord safari, que é uma lancha menor e mais exclusiva.
Enquanto o passeio tradicional custa 350 NOK, o Fjord safari tem preços a partir de 510 NOK por pessoa. No caso do safari, por questões de segurança, é necessário vestir uma pesada roupa de borracha, usar luvas, gorros e óculos, além de colete. Isso é feito porque se alguém cair na água, pode ficar até 1 hora boiando sem risco de hipotermia. No final, apesar do sufoco para colocar tudo, isso apenas tornou o passeio ainda mais peculiar.
Uma boa opção é o Heritage Taste oferecido pelo Fjord safari (a partir de 720 NOK por pessoa), que além do passeio inclui uma parada numa pequena vila, com apenas 85 habitantes, e que segundo consta produzem um dos melhores queijos de cabra do mundo. E só é vendido lá.
Na foto abaixo: “Fiordes”
O passeio pelos fiordes começa em Flåm e faz uma parada em Gudvangen. No ponto final sempre tem ônibus para a cidade de Voss ou para Flåm, de onde você pode ir para outros locais. Mas no verão é normal que o tour retorne para o ponto de origem. Confirme essa questão antes de embarcar.
Helicóptero da Air Lift
A empresa Air Lift oferece diversas opções para os turistas a partir de 3.000 NOK o passeio por cima dos “Fiordes”, de 12 minutos para 5 pessoas, chegando a 18.000 NOK pelo trajeto que leva até Bergen.
Apesar do preço alto, para um grupo de 5 pessoas pode ser algo interessante, já que a experiência é sensacional. Para se ter uma idéia, nos valores de hoje o passeio mais barato fica em R$ 1.300,00 para um grupo de até 5 pessoas, o que corresponde a R$ 260 por pessoa.
O helicóptero deixa diretamente no Ullensvang, que é um hotel histórico e muito tradicional na região, que fica logo em frente a um lindo fiorde.
DICA DO SR SIAPE:
A diária lá custa a partir de 1.900 NOK e inclui o bufê de café da manhã. O lugar é enorme, com uma linda piscina aquecida, onde é possível nadar ao ar livre mesmo no inverno. O jantar é no estilo buffet, ao custo de 525 NOK por pessoa, e a comida, apesar de farta e variada, não é memorável. No almoço oferecem um menu de 2 pratos por 235 NOK por pessoa.
Por se tratar de um hotel histórico, algumas partes já estão precisando de cuidados.
A partir do Ullensvang é possível realizar diversos passeios para cachoeiras, fazendas, fiordes, trilhas, etc. O “cardápio” é variado, e oferece opções para todos os gostos.
Quem está em Flåm chega ao hotel pegando o trem para Myrdal e depois para Voss. A partir de lá tem um ônibus direto para o hotel. Quem faz o passeio pelo Nærøyfjord deve pegar o ônibus (sempre que chega um barco tem ônibus aguardando) para Voss e então o ônibus para o hotel.
Saindo do Ullensvang, a melhor maneira de ir para Bergen é pegando o barco próximo ao hotel que vai até Norheimsund, depois seguindo com um carro alugado para ir até Bergen, ou de ônibus para Voss e em seguida com outro ônibus para Bergen.
Fontes: G1 / Guia de Viagens
Nosso Patrocinador é o mais completo portal de viagens !!!