Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 28 de março de 2022

Open Banking: produtos financeiros personalizados para assinantes do Blog

Também chamado de sistema financeiro aberto, o open banking consiste no mecanismo de compartilhamento de dados de usuários entre instituições financeiras.

O sistema, segundo o Banco Central, vem para estimular a competitividade entre instituições, o que tende a se traduzir em serviços financeiros mais baratos e melhores. A entidade prevê, por exemplo, uma oferta maior de produtos personalizados no histórico dos clientes e em informações de usuário, que passam a ser compartilhadas com as instituições financeiras aprovadas pelo BC.

Neste mês de março, o sistema entra em uma nova fase, a qual consiste no encaminhamento de ofertas de crédito personalizados para correntistas de instituições financeiras.

Em parceria com as principais instituições financeiras do país (Banco do Brasil, Itaú, Santander, entre outros), o blog do Sr. Siape, prestará serviços de assessoria financeira gratuita para seus assinantes, possibilitando nossos leitores a acessar linhas de crédito e demais produtos financeiros com condições personalizadas e privilegiadas.

Este acesso poderá ser via WhatsApp, 0800 ou chat diretamente do Blog, onde está habituado a ler as notícias de seu interesse.

Saiba mais sobre o Open Banking

 

Fases Iniciais

A primeira fase do Open teve foco na disponibilização de informações padronizadas das instituições financeiras participantes ao público, ou seja, as instituições tiveram que apresentar seus canais de atendimento e as características de seus produtos e serviços bancários tradicionais.

Já na Fase 2, que teve início meses depois, em 13 de agosto, foi introduzido o compartilhamento de informações. A partir deste estágio, os clientes podem começar a receber ofertas de acordo com seu perfil, histórico financeiro, custos mais acessíveis e soluções personalizadas para a situação em que se encontram.

 

Iniciador de pagamento

A partir da terceira fase, lançada em 29 de outubro de 2021, o Open Banking teve integração com o Pix. As duas principais novidades desta etapa são o Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) e o encaminhamento de proposta de crédito.

Com o ITP, as empresas podem solicitar ao Banco Central para serem “iniciadores de pagamento”, facilitando as transferências dos usuários por meio de seus aplicativos. Isso significa que empreendimentos que utilizam serviços delivery, por exemplo, vão poder oferecer aos clientes a opção de pagar o produto com Pix dentro do próprio aplicativo, sem fazer com que o usuário saia do app para entrar na interface do banco em que possui conta para utilizar a versão “copia e cola”.

 

Encaminhamento de crédito

O encaminhamento de crédito possibilita às instituições financeiras o envio de diversas ofertas de crédito, aumentando assim o leque de opções do cidadão.

Isso faz com que os usuários possuam um aumento considerável de oferta de crédito, afirma Rodrigoh Henriques, líder de inovações financeiras da Fenasbac (Federação Nacional das Associações de Servidores do Banco Central).

“Antes, a pessoa batia de porta em porta pedindo financiamento. Agora, isso vai se inverter. Com o histórico do consumidor em mãos, as instituições financeiras que vão procurar o indivíduo e oferecer as melhores ofertas disponíveis”, disse.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!