Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 16 de novembro de 2021

Pensionistas, aposentados da União terão até 31 de dezembro para fazer prova de vida

Servidores pensionistas, aposentados e anistiados políticos civis do Executivo federal deverão fazer sua prova de vida até 31 de dezembro para não terem os pagamentos suspensos.

O procedimento se faz necessário para todos que não realizaram entre janeiro de 2020 e setembro de 2021.

A comprovação pode ser feita através da agência do banco onde recebe o benefício ou pelo aplicativo SouGov.br, desde que o servidor já tenha biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

A consulta da situação atual da prova de vida pode ser feita pelo aplicativo SouGov.br, disponível nas lojas Google Play e App Store, ou pelo computador.

Confira o passo a passo de como realizar a prova digital:

 

1 – Acesse o aplicativo SouGov.br e, na página inicial, clique nas linhas ao lado do nome SouGov.br e depois na opção “Prova de Vida” para saber se a sua situação está “Regular”, “Pendente” ou “Em Atraso”:

2 – Após acessar essa opção Podem aparecer três situações na tela:

Regular: significa que você não precisará realizar o procedimento de comprovação da Prova de Vida.

Pendente: significa que você está dentro do ciclo, de três meses, para realizar a Prova de Vida. Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.

Em Atraso: significa que você ultrapassou o período de três meses para realizar a Prova de Vida, mas é possível fazer o procedimento mesmo assim. Clique em “Instruções para Prova de Vida” para iniciar o procedimento.

 

3 – Leia com atenção as orientações e depois clique em “Entendi! Abrir Meu gov.br”, para  que você seja direcionado para o aplicativo Meu gov.br:

 

4 – Já no aplicativo “Meu gov.br”, clique em “Entrar com gov.br”. Informe o seu CPF e clique em “Avançar”, digite sua senha e clique em “Entrar”:

5 – Clique em “Autorizar” e depois em “Realizar Validação”:

 

6 – Clique em “Permitir” para que seja realizado o procedimento:

7 – Siga o tutorial ou em pular, caso já saiba como proceder:

 

8 – Realize as instruções do aplicativo para a validação facial e depois clique no botão marcado para tirar foto:

 

9 – Após a validação ter sido feita corretamente, você receberá a mensagem de sucesso da Validação Facial. Volte ao aplicativo SouGov.br para consultar a nova situação da sua Prova de Vida:

Vale lembrar que Prova de Vida Digital é liberado apenas aos beneficiários que possuem biometria cadastrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ou no Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

Porém todos servidores, tendo ou não biometria cadastrada, poderão acompanhar sua situação de prova de vida, receber notificações perto do prazo para realizarem ou obter comprovante através do aplicativo sou.gov.

Os servidores que não possuírem biometria cadastrada no TSE ou no Denatran ou que não quiserem realizar a prova de vida digital, terão que comparecer no banco que recebe o benefício ou provento.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!