Receba atualizações por email



Whatsapp

Geral 20 de dezembro de 2022

Reajuste dos servidores públicos: três cenários possíveis em 2023

O assunto que não sai das rodas de conversa nas últimas semanas é o reajuste dos servidores públicos. O que se percebe até agora é que, de um lado, há uma intenção de unificar os índices de atualização de salário do Executivo e do Judiciário, por parte do relator Marcelo Castro. Do outro lado existem os órgãos que estão definindo seus índices de reajustes de maneira individualizada.

 

Somente o Poder Judiciário unificou o reajuste de seus servidores públicos. Se os demais poderes não enviarem seus planos salariais, o Executivo e o Congresso Nacional se encarregarão de uniformizar o reajuste de salário de todos os servidores públicos. Somente um PL do Poder Executivo concedendo a revisão geral linear evitaria a necessidade de aprovação de projetos de lei específicos.

 

De acordo com o jornalista Antônio Augusto de Queiroz, em sua coluna publicada no Congresso em Foco, se couber ao Congresso Nacional e ao Executivo uniformizar o reajuste salarial, os servidores públicos tendem a viver três possíveis cenários:

  1. Estaria assegurado o reajuste de 9% em 2023, em duas parcelas, podendo chegar a 18% em 2024, com mais duas parcelas, conforme proposto pelo Poder Judiciário. Este seria o cenário mais razoável, proposto pelo relator-geral do Orçamento, Marcelo Castro.
  2. Os servidores públicos teriam um reajuste de 6% em 2023, podendo chegar a cerca de 19,2% no final do mandato presidencial. Este seria um cenário muito ruim para os servidores, pois a perda acumulada poderia chegar a 29%, dependendo do ano do último reajuste. Além disso, seria praticamente o mesmo percentual prometido e não cumprido em 2022.
  3. Haveria uma reposição das perdas acumuladas que ultrapassariam os 40%. Não seria um cenário factível, devido à atual escassez orçamentária.

 

Diante dos caminhos apontados, o ideal seria os servidores públicos lutarem pelo reajuste de 9% em 2023 e pela reposição das perdas em parcelas até o final do mandato do presidente Lula.

 

O que se sabe até aqui em relação ao reajuste dos servidores públicos?

  • O Poder Executivo prevê um reajuste de cerca de 6% para seus servidores, a partir de abril de 2023, ou de cerca de 5% a partir de fevereiro.
  • O Judiciário propôs um aumento de 9% aos servidores públicos, em duas parcelas em 2023, e mais duas parcelas em 2024, totalizando 18%.
  • O Legislativo propôs 6% de aumento para os servidores em 2023, com outras três parcelas cumulativas de 4% de 2024 a 2026, chegando a 19,2%. E para os parlamentares, que estão sem reajuste desde 2014, a proposta é de 38%.

 

Todos os reajustes estão atrelados à PEC de Transição, cujo relator Marcelo Castro apontou que teria uma reserva de contingência de R$ 3,2 bilhões para permitir um reajuste unificado para Executivo e Judiciário.

 

Tendo como base montante, o reajuste poderia chegar a 18% até 2024, sendo pagos da seguinte forma:

  • 1ª parcela (5%) em abril de 2023;
  • 2ª parcela (4,25%) em agosto de 2023;
  • 3ª parcela (4,25%) em janeiro de 2024;
  • 4ª parcela (4,5%) em julho de 2024.

 

Os servidores públicos tiveram o último reajuste de salário em 2017. Aqueles que fizeram o acordo de quatro anos no segundo governo Dilma, receberam atualizações de salário em 2019, com perdas acumuladas de inflação.

Receba atualizações por email

Publicações relacionadas

Website: Plyn!